terça-feira, 5 de julho de 2011

Oficinas da conferência de Saúde ocorrerão em 23 de julho

A 17ª Conferência Municipal de Saúde de Duque de Caxias, que aconteceu nos dias 1 e 2 de julho no Auditório da Unigranrio, foi marcada por grande adesão dos profissionais e usuários de saúde, debates acalorados e muitas propostas que serão discutidas nas oficinas. Na sexta-feira, dia 1°, a conferência foi aberta pelo secretário de Saúde, Danilo Gomes.

“Hoje, não podemos falar em saúde de forma municipalizada. Temos que abranger toda Região Metropolitana. Ou o Ministério de Saúde coloca o dedo na ferida e reconhece que existem municípios que não fazem sua parte ou nós, que tratamos a saúde de forma séria e comprometida, não teremos mais como atender à população. Podem até argumentar que a saúde é direito de todos e universal, mas, infelizmente os repasses são municipais. São João de Meriti, por exemplo, que fechou o seu hospital infantil, continua recebendo do governo federal e nós, que cuidamos de 40% de crianças de outras cidades não recebemos nenhum tostão a mais por isso”, comentou, acrescentando que o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, o Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, o Hospital Geral de Nova Iguaçu, entre outros, devem ser considerados regionais, pois atendem a pessoas de vários municípios.

No segundo dia da conferência durante toda manhã ocorreram debates e três palestras, que norteariam as oficinas e diretrizes da parte da tarde. A primeira palestra foi “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS”, com o Dr. Marcos Rocha e coordenação de Marcelo de Vasconcellos Mathias. O segundo tema foi “Política de Saúde na Seguridade Social, Segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade”, com Dr. Francisco Barbosa e a coordenação de Antônio Pereira dos Santos.

Já o tema “Participação da Comunidade e Controle Social”, foi amplamente debatido por Sebastião Bernardino e com a coordenação de Maria da Glória Ferreira dos Santos. Como as pautas se prolongaram além do programado houve a proposta do terceiro eixo, que tratava de “Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação)” fosse suprimida da pauta. Contudo, por considerar um dos pontos cruciais da conferência, não foi aprovada. À tarde, com todos os atrasos, as oficinas não puderam ser colocadas em prática e, por votação, os delegados votaram que elas serão feitas no dia 23 de julho, em princípio no auditório da Unigranrio.