quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mutirão de combate à dengue atua em quatro bairros nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através de seu Programa de Controle de Dengue, vai levar o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti para mais quatro bairros da cidade nesta semana, estando cada dia em um deles: Saracuruna, Vila Leopoldina, Campos Elíseos e Figueira. Técnicos do programa farão visitas domiciliares nessas localidades em busca de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, além de orientar e explicar a população sobre a necessidade de trabalharem juntos para evitar a proliferação de mosquitos e evitar os casos de dengue. Nos dias dos mutirões, carros fumacês vão percorrer as ruas das localidades entre as 5h e 10h, horário que proporciona melhor ação do inseticida.

Na terça-feira, 12 de abril, o trabalho será realizado em Saracuruna, com base de operações no posto médico sanitário 24h do bairro, localizado na Avenida Presidente Roosevelt, em frente ao CIEP 318 Paulo Mendes Campos. No dia seguinte, quarta-feira, 13 de abril, será a vez da Vila Leopoldina, com a base situada na sede do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro, localizada na Avenida Prefeito Braulino de Matos Reis, 902. A seguir, na quinta-feira, 14 de abril, o programa vai a Campos Elíseos e a base situada na Praça da delegacia do bairro, na Rua Manuel Alves. O último mutirão da semana será na sexta-feira, dia 15 de abril, na Figueira, com a base localizada na praça principal do bairro.

Na base de operações de cada mutirão, além de folders educativos sobre prevenção e combate à dengue, moradores poderão verificar pressão arterial e receber orientação e folders informativos sobre AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Lá também poderão receber capas para caixas d’água. Um laboratório itinerante mostrará aos interessados, através de microscópios, todo o ciclo de vida do mosquito da dengue.

É Duque de Caxias no combate à dengue. Lembre-se, esta luta também é sua.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Duque de Caxias promove ações contra hepatite C


A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância em Saúde, vai promover duas ações de combate à hepatite C, dentro do Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O trabalho será desenvolvido junto aos pacientes atendidos no Posto Municipal de Saúde (Avenida Governador Leonel Brizola – antiga Presidente Kennedy), Centro, dia 13 de abril, e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSad (Rua Correia Méier, bairro 25 de Agosto), no dia 11 de maio, das 9h às 15h.
Os pacientes receberão informações sobre a doença e farão um teste rápido para saber se estão com o vírus. Se o resultado for positivo, o portador será encaminhado ao ambulatório para tratamento médico e acompanhamento. As grávidas serão orientadas também a pedir o teste de HIV.
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus (transmissíveis) ou por reações do corpo a substâncias como álcool e remédios. As hepatites A,B,C,D e E são virais. Para a hepatite B já existe vacina o que não ocorre com a hepatite C. Por isso, as autoridades de saúde orientam para os cuidados que devem ser redobrados. O público terá acesso também a informações sobre o uso de preservativos.